O sapo era já fascinante por si só, mas a Boucheron deu o beijo que o transformou no príncipe. Metáforas à parte, falamos, é claro, da incrível Horological Machine no.3 (que tivemos a oportunidade de apresentar ainda há dias), obra de arte da relojoaria saída do imaginário e da genialidade de Maximillian Busser e “amigos” (MB&F), que surge agora convertida numa obra de arte de joalharia, com a assinatura de uma das mais conceituadas casas, a Boucheron. O seu nome? “JwlryMachine”.
Juntam-se assim duas casas fortíssimas em dois mundos diferentes que não raramente se fundem e confundem – a relojoaria e a joalharia – para dar luz a uma criação que comporta o melhor de ambos. A Horological Machine no.3 da MB&F, que pode recordar aqui, é uma peça fantástica que espelha todo o conhecimento e criatividade da ainda muito jovem empresa suíça (apenas 5 anos de existência!); a francesa Boucheron conta já com século e meio de idade, é um dos nomes mais respeitados e apreciados da joalharia e tem-se celebrizado pelas suas criações tridimensionais.
O MB&F HM3 transforma-se assim numa plataforma de trabalho única, do qual surge o JwlryMachine. A caixa, em ouro branco, alberga o mesmo movimento, e o peculiar formato do mesmo permite que se transforme numa bela coruja repleta de pedras preciosas: os olhos são os dois cones (à esquerda das horas, à direita dos minutos, com indicação de dia/noite no topo), feitos com ametista em corte cabochon; de lado, as asas que parecem proteger o precioso movimento são incrustadas com safiras azuis e púrpuras e, ao centro, o peito da coruja é uma peça única de ametista, ligeiramente translúcida de forma a permitir observar o bater do coração da ave – o rotor que gira no interior. A coroa, agora posicionada às 6 horas, tem também uma pequena ametista que, juntamente com vários sectores incrustados com diamantes, totaliza 48,07 quilates.
O mesmo JwlryMachine está também disponível numa outra versão que substitui as tonalidades púrpuras por uma mais rosa. Nesta versão, a caixa é feita em ouro rosa, o peito num cristal de quartzo, os olhos de rubelite (tal como a coroa) e as asas incluem safiras rosas, além das azuis e púrpuras. O total de quilates é ligeiramente inferior, 45,51, devido às propriedades do quartzo.
O preço desta dupla obra de arte deverá rondar os $200,000 (cerca de €155,000 | R$345,000). Um preço justo para o que aqui está em causa? Ou apenas uma excentricidade que já ultrapassa as fronteiras do que seria de esperar da MB&F, que nunca antes se aproximara do domínio da joalharia?